domingo, 16 de outubro de 2011

Conselhos a um amigo do Fidalgo do Auto da Barca do Inferno


                                                                                                Inferno, 12 de Outubro de 1516

Caro amigo,

    Estou a escrever-te esta carta para alertar que a vida que construímos é o julgamento da morte. Se tiveres cautela com as tuas acções independentemente do motivos que te leve a fazer, o julgamento da tua morte será decerto menos triste.
   Recomendo assim que venhas acompanhar os passos de Deus e daqueles que o amam, que colabores com aqueles que mais precisam e ajudes aqueles que necessitam dessa mesma ajuda. Se maltratares e julgares as pessoas, pior será o teu destino e terás o mesmo destino que tive.
    Não sejas egoísta, aldrabão e malcriado com as outras pessoas, mas sim contribuí para o bem-estar delas como o teu próprio bem-estar. O percurso que percorremos ao longo da vida é acompanhados pelas almas que estão no céu. Qualquer transtorno na vida será também um transtorno na tua morte, pelo contrário por cada boa acção que fizermos será retribuído mais tarde quando as nossas almas são julgadas.
    Pensa sempre naquilo que irás fazer e nas pessoas em primeiro lugar. Não sejas egoísta, arrogante e presençoso como eu sou, porque o teu destino é o mesmo que o meu, o Inferno.

Cumprimentos.
Fidalgo.

Miguel Cristina, 9.º D

Sem comentários:

Enviar um comentário