quinta-feira, 8 de junho de 2017

A herança da Grécia antiga


A Grécia Antiga foi o berço da nossa civilização. Foi lá que nasceu o teatro, surgiram os primeiros filósofos, os primeiros historiadores e o nosso regime político, a democracia. Pela primeira vez na história do Homem, todos os cidadãos passaram a ter os mesmos direitos e a poder eleger e ser eleitos (em Atenas).

Para os Gregos tudo tinha que ser belo!

Os deuses eram muito importantes, mas o Homem também era. Por isso, nas festividades em honra de Zeus, pai de todos os deuses, teve origem a maior competição desportiva de todos os tempos, os Jogos Olímpicos. Era um acontecimento tão especial, que, durante os dias em que se realizavam, até as guerras paravam. E nessa competição, testavam-se os limites das capacidades dos atletas. Sem dopings, nem quaisquer artifícios. Sim, os atletas competiam nus! Os vencedores recebiam uma coroa de folhas de louro e ramos de palmeira, símbolos de honra e glória e tornavam-se os heróis da sua cidade.

Os alunos das turmas D e E do 7.° ano descobriram tudo isto e partilharam o que aprenderam, com a comunidade escolar, através de uma exposição de trabalhos, por eles realizados, na biblioteca Crescemos a Ler da Escola EB Dr. António de Sousa Agostinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário