sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Presença da Biblioteca da escola sede no Encontro Internacional sobre Bibliotecas Escolares

A Câmara  Municipal  de  Loulé  e  a  Associação  Theka  (Serviço  de  Educação  e  Bolsas  da Fundação Calouste Gulbenkian que visa a formação de professores responsáveis pela criação, organização e animação de bibliotecas escolares / centros de recursos) promoveu, no âmbito do Mês Internacional das  Bibliotecas Escolares, no dia 29 de Outubro, no Centro Autárquico de Quarteira, no Algarve, o Encontro Internacional «Criatividade, Partilha e Desenvolvimento em Bibliotecas Escolares)».Estiveram presentes neste encontro a professora bibliotecária da escola sede, Filomena Cajada, e a professora Isilda Fernandes.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares na EB1 de Almancil

Para comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 2010, todas as turmas da Eb1 de Almancil expressaram a sua opinião sobre  "Sala Mágica" a partir da frase AS BIBLIOTECAS ESCOLARES TÊM DE TUDO! A NOSSA BE TEM...
A partir das frases foi elaborado um poster com fotos ilustrativas das mensagens.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Dia da Biblioteca Escolar na escola sede

De acordo com os objectivos delineados pela Internacional Association of School Librarianship, a Rede de Bibliotecas   Escolares declarou o dia 25 de Outubro, como o Dia da Biblioteca Escolar. Para assinalar este dia, a  Biblioteca da escola sede passou o filme das Bibliotecas  do  Concelho  de  Loulé  e  realizou  uma actividade      lúdico-pedagógica       que      consistiu na execução  de  tarefas  surpresa  e  descodificação  de enigmas  sobre  o  funcionamento  da  Biblioteca.  Os alunos  que  participaram nesta  actividade  fizeram-no com muito interesse e entusiasmo.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Dia da Alimentação - Escola Sede e Jardim de Infância de Almancil


Os alunos das turmas A, C e D do 9º ano a fim de comemorarem o "Dia Mundial da Alimentação", a 16 de Outubro, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, prepararam uma acção de sensibilização sobre Alimentação equilibrada para as turmas do jardim-de-infância, e da EB1 de Almancil e para os 5.o, 7 .o e 8.o anos da escola sede. A acção decorreru no dia 18 de Outubro de 2010, pelas 10:35 e teve a duração de cerca de 20 minutos.

sábado, 30 de outubro de 2010

Dia da Alimentação no Jardim de Infância de Almancil

                                                                                                                A dezoito de Outubro
No “ Dia da Alimentação”
Os meninos do nono ano
Nos deram uma” lição”

Falaram-nos da alimentação
Do que devemos comer e não devemos comer
Com o lúdico, com o jogo
Uma roda dos alimentos conseguimos preencher

E como gostámos tanto
Uma surpresa lhes quisemos oferecer,
Com frutas, poemas e canções
Lhes quisemos agradecer

Venham sempre que quiserem
Pois gostamos de aprender
E quanto mais estiverem connosco
Melhor nós vamos crescer

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Dia da Alimentação na E.B. 1 de Almancil

O Dia da Alimentação foi comemorado, na E.B. 1 de Almancil, com várias actividades:
-O 1.º ano visionou a história “Os duendes dos legumes” e “A sopa verde”.
-O 2.º, 3.º e 4.º anos visionaram apresentações em PowerPoint com informações diferenciadas, de acordo com o ano de escolaridade que frequentam.
A Turma do 2.º A criou um cartaz intitulado “Alimentação Saudável”, que foi colocado na cantina.
A Turma do 2.ºC desenhou e ilustrou 2 cartazes intitulados: Alimentos Saudáveis e Alimentos Não Saudáveis.

"Quiz" na Sala Mágica

Para assinalar o centenário da Implantação da República, os alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade da EB1 de Almancil participaram num "Quiz" na Biblioteca Escolar.
A actividade foi muito entusiasmante, pois todas as equipas tentaram dar o número máximo de respostas correctas no tempo estipulado para o desenvolvimento desta.
Todas as provas foram expostas num cartaz, montado pelos alunos, e houve uma equipa vencedora do 3º ano e uma do 4º ano, com a totalidade das respostas correctas.

Vamos experiênciar....com os 4ºs anos

try Ao longo de dois dias tivemos várias experiências do plano curricular dos 4ºanos a decorrer na nossa biblioteca.