No âmbito da actividade «À Descoberta do Património Literário Oral», inserida no plano de actividades da Biblioteca da escola sede e do Grupo de Português, as turmas D dos 5º e 7º anos deslocaram-se à sede da ASCA, a fim de recolher contos populares, adivinhas, lengalengas, rezas, provérbios, entre outros textos de tradição oral, junto dos idosos que frequentam esta instituição. Ao longo do primeiro período, outras turmas do Agrupamento participarão nesta mesma actividade. Para além da recolha feita, foi possível proporcionar um agradável convívio entre pessoas de diferentes gerações e promover a troca de experiências,dando continuidade à transmissão de saberes.
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Olimpíadas Portuguesas de Matemática na Biblioteca Escolar da EB1 de Almancil
Nos dias 17 e 18 de Novembro, na Biblioteca Escolar da EB1 de Almancil decorreram as Olimpíadas Portuguesas da Matemática a partir de uma exposição que estava na EB23 e foi parcialmente deslocada para a EB1.
Todas as turmas de 3º e 4º anos puderam resolver desafios matemáticos com materiais manipuláveis em tamanho gigante.
Os alunos criaram um cartaz gigante para divulgação das Olimpíadas, colaboraram na montagem da exposição, realizaram as actividades e depois deixaram expressa a sua opinião sobre a participação. A partir das sua opiniões foi criado um novo cartaz.Todos adoraram as actividades!
Todas as turmas de 3º e 4º anos puderam resolver desafios matemáticos com materiais manipuláveis em tamanho gigante.
Os alunos criaram um cartaz gigante para divulgação das Olimpíadas, colaboraram na montagem da exposição, realizaram as actividades e depois deixaram expressa a sua opinião sobre a participação. A partir das sua opiniões foi criado um novo cartaz.Todos adoraram as actividades!
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Magusto na EB1 de Almancil
O Dia de São Martinho na EB1 de Almancil foi um dia de festa.
No dia anterior à sua celebração, alguns alunos escreveram quadras, canções e pesquisaram sobre a vida e história do soldado Martinho. Essa pesquisa deu origem a uma exposição na Biblioteca Escolar.
No dia 11 de Novembro, a professora Ângela contou a história "A Castanha Lili" aos alunos do 1º ano (do turno da manhã). Seguiu-se a elaboração dos cartuchos para as castanhas, a preparação da "jeropiga" especial para crianças e realização de uma fogueira ateada com muita caruma.
Enquanto aguardávamos, alguns alunos cantaram canções do Magusto e a representaram a história do São Martinho
Quando as castanhas já estavam bem assadas, todos deliciaram-se com elas!
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Halloween na Biblioteca da escola sede
A Biblioteca da escola sede e o grupo de Inglês dos 2.º e 3.º ciclos em articulação com o Jardim-de-Infância de Almancil, no dia 29 de Outubro, comemoraram o Halloween. No corredor central da nossa escola, desfilaram os alunos do JI. Depois, no auditório e na Biblioteca, alunas do 9.º ano apresentaram-lhes o conto «Por acaso, és uma bruxa?», utilizando um PowerPoint e distribuíram um desenho alusivo ao Halloween para pintarem nas suas salas. Realizou-se ainda na Biblioteca uma exposição de livros, dvd`s e objectos decorativos alusivos a esta data.
Os «Piratas» do Jardim de Infância de Almancil
Olá!
Somos a malta da sala A do JI, mais conhecidos por “Piratas”.
Mal começámos a escola e já estamos a adorar… é que já nos vamos conhecendo e… nem imaginam… JÁ TRABALHÁMOS MUITO!!!
Pintámos personagens da História “O Lobo e os sete Cabritos”, que a nossa educadora nos contou….
Pintámos personagens da História “O Lobo e os sete Cabritos”, que a nossa educadora nos contou….
O Outono tem poesia. Nós aprendemos a poesia do Outono. É tão bonita, que resolvemos modurá-la.
Depois de nos conhecermos, combinámos dar um nome à nossa sala: “Sala dos Piratas”, foi a escolha da maioria e… veio mesmo a calhar!
Ao conhecermos o Outono, conhecemos também como se escrever “folha”, tentámos, nós, escrever (com êxito, claro) e aprendemos a fazer o número 1. Trabalhámos a Abordagem à Escrita e a Matemática. E podemos dizer que adorámos. Sentimo-nos crescidos e foi muito divertido!
Por altura do 5 de Outubro, aprendemos o Hino Nacional, que cantámos com gosto. Soubemos quem é o “nosso” Presidente e, claro AS CORES DA NOSSA BANDEIRA.
E sabem que mais? Ficámos tristes quando soubemos que os doces fazem mal à saúde, é que descobrimos o que é uma alimentação equilibrada. Construímos uma Roda dos Alimentos e observámos que dela os doces não fazem parte. Nós somos fortes e vamos tentar comer doces só em dias especiais.
Até breve…
Os Piratas!
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
Cartaz "A NOSSA BE TEM..."
A BIBLIOTECAS ESCOLARES TÊM DE TUDO!
A NOSSA BE TEM...!
Cada turma referiu o que pode encontrar na sua BE.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Vamos experiênciar....com os 4ºs anos
try Ao longo de dois dias tivemos várias experiências do plano curricular dos 4ºanos a decorrer na nossa biblioteca.
-
Carnaval de Loulé teve a sua origem no ano 1906. Antes dessa data o Carnaval era festejado pelo povo de forma viole...
-
As Nossas Novidades Desafiamos os nossos alunos a escrever uma frase " porque amo a biblioteca escolar". Os poemas...
-
No dia 13 de fevereiro tivemos a presença da escritora Susana Jorge, para assinalar este dia fez-se um cartaz de Boas- Vindas. A...

















