segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Concurso de Ortografia na Biblioteca da Escola sede

Na Biblioteca da escola sede, realiar-se-á no dia 14 de Dezembro a final do Concurso de Ortografia. Os alunos, apurados para esta fase, são dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos.



BOA SORTE !

Teatro "Ler, Ouvir e Contar" na EB1 de Almancil

No dia 25 de Novembro, o turno da tarde assistiu a três peças de Teatro - Pinto Pintão, Corre Corre Cabacinha e Rapaz Fino, representadas pelo Teatro Bica de Sintra.
Os textos tradicionais foram adaptados por António Torrado e alegraram todas as crianças. Os espectadores também participaram e cantaram com os actores.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Teatro "O Cão e o Lobo" na EB1 de Almancil

A Companhia de Teatro BICA de Sintra apresentou ao turno da manhã a peça de Teatro " O Cão e o Lobo". Este texto de António Torrado fala-nos da relação entre uma jornalista e um lobo bem diferente dos lobos que ela conhece. Este lobo que é livre transforma a jornalista num cão de guarda. Aí ela percebe como é triste perder a liberdade.
Os alunos cantaram e colocaram questões aos actores. Foi muito divertido!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Comemoração do S. Martinho no plano de actividades da Biblioteca da escola sede






       No âmbito da actividade «À Descoberta do Património Literário Oral», inserida no plano de actividades da Biblioteca da escola sede e do Grupo de Português, as turmas D dos 5º e 7º anos deslocaram-se à sede da ASCA, a fim de recolher contos populares, adivinhas, lengalengas, rezas, provérbios, entre outros textos de tradição oral, junto dos idosos que frequentam esta instituição. Ao longo do primeiro período, outras turmas do Agrupamento participarão nesta mesma actividade. Para além da recolha feita, foi possível proporcionar um agradável convívio entre pessoas de diferentes gerações e promover a troca de experiências,dando continuidade à transmissão de saberes.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Olimpíadas Portuguesas de Matemática na Biblioteca Escolar da EB1 de Almancil

Nos dias 17 e 18 de Novembro, na Biblioteca Escolar da EB1 de Almancil decorreram as Olimpíadas Portuguesas da Matemática a partir de uma exposição que estava na EB23 e foi parcialmente deslocada para a EB1.
Todas as turmas de 3º e 4º anos puderam resolver desafios matemáticos com materiais manipuláveis em tamanho gigante.
Os alunos criaram um cartaz gigante para divulgação das Olimpíadas, colaboraram na montagem da exposição, realizaram as actividades e depois deixaram expressa a sua opinião sobre a participação. A partir das sua opiniões foi criado um novo cartaz.Todos adoraram as actividades!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Magusto na EB1 de Almancil

O Dia de São Martinho na EB1 de Almancil foi um dia de festa.
No dia anterior à sua celebração, alguns alunos escreveram quadras, canções e pesquisaram sobre a vida e história do soldado Martinho. Essa pesquisa deu origem a uma exposição na Biblioteca Escolar.
No dia 11 de Novembro, a professora Ângela contou a história "A Castanha Lili" aos alunos do 1º ano (do turno da manhã). Seguiu-se a elaboração dos cartuchos para as castanhas, a preparação da "jeropiga" especial para crianças e realização de uma fogueira ateada com muita caruma.
Enquanto aguardávamos, alguns alunos cantaram canções do Magusto e a representaram a história do São Martinho
Quando as castanhas já estavam bem assadas,  todos deliciaram-se com elas!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Halloween na Biblioteca da escola sede

A Biblioteca  da  escola  sede  e o grupo de Inglês dos 2.º  e 3.º ciclos em articulação com o Jardim-de-Infância de Almancil, no dia 29 de Outubro,  comemoraram  o  Halloween.  No  corredor central da nossa escola, desfilaram os alunos do JI. Depois, no auditório e na Biblioteca, alunas do 9.º ano apresentaram-lhes o conto «Por acaso, és uma bruxa?», utilizando um PowerPoint e distribuíram um desenho alusivo  ao  Halloween  para  pintarem nas  suas  salas. Realizou-se  ainda  na  Biblioteca uma exposição de livros, dvd`s e objectos   decorativos   alusivos   a esta data.

Vamos experiênciar....com os 4ºs anos

try Ao longo de dois dias tivemos várias experiências do plano curricular dos 4ºanos a decorrer na nossa biblioteca.