terça-feira, 11 de janeiro de 2011

JI do Estádio na Sala Mágica

A professora Henriqueta e os seus alunos (JI do Estádio) vieram visitar a Biblioteca Escolar da EB1 de Almancil.
A professora Ângela contou a história "Bolinha Estranha". Depois, desenharam os animais que o Bolinha pensava que faziam parte da história, com a ajuda dos monitores da BE. Com os desenhos, fizeram um cartaz.
Seguidamente, desenharam,leram e jogaram com os meninos que são monitores da BE.
Foi uma manhã muito divertida!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Convence-me a ler o teu livro

Olá! Chamo-me Aliana Vairinhos, tenho 10 anos e estou no 5º ano, turma C. Vivo em Almancil. O livro que vou apresentar é «Um Camaleão na Gaveta» , de Maria Alberta Menéres

           Carolina acordou e foi-se despachar. Quando ia abrir a gaveta para tirar as meias, encontrou um camaleão. Foi tão de repente que ela, com medo, fechou a gaveta logo de seguida.
Esperou uns minutos e depois, com coragem, abriu a gaveta e o camaleão ainda lá estava. Perguntou-lhe quem ele era e ele respondeu…


O resto não conto...Leiam que vão gostar, porque o livro é magnífico, mágico…

Convence-me a ler o teu livro

Olá! Chamo-me Denisa Tiution, tenho 10 anos e estou no 5º ano, turma C. Vivo em Almancil. O livro que vou apresentar é «Abadazad o ladrão de sonhos» , de J.M.DeMatteis

Era uma vez uma rapariga chamada Kate, que tinha um irmão chamado Matt. Os dois todas as noites liam um livro de fantasia com mais de cem anos chamado "As Aventuras da Pequena Marta em Abadazad",. A aventura deles começa no dia em que a realidade se mistura com a fantasia e as personagens do  livro entram nas  vidas de Kate do seu irmão.
           Matt é raptado pelo Homem Escanzelado e posto numa garrafa. O maior prazer deste vilão é roubar os sonhos das crianças. Kate vai ter de encontrar o irmão - e depressa… .
Descubram como o consegue salvar, lendo esta divertida banda desenhada.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Resultados do Concurso de Provérbios na Biblioteca da escola sede

No dia 14 de Dezembro, pelas 10:35 e 14:20, alguns dos alunos dos 5.º e 7.º anos participaram na eliminatória final do Concurso de Provérbios. Chegaram à final 5 grupos de alunos do 5.º ano e 4 grupos de alunos do 7.ºano.
Os vencedores foram:

5º ano, Turma B - Emanuel Santos, Hauana Nascimento, Miguel Vitorino, Lucian Lacobici e Paulo Pernambuco.   

7ºano, Turma A - Andreia de Sousa, Daniela Martins, Luana Silva e Rodovan Lepoiev.

Resultados do Concurso de Ortografia na Biblioteca da escola sede

No dia 13 de Dezembro, pelas 14:20, alguns dos alunos dos 5.º , 6.º e 7.º anos puseram à prova os seus conhecimentos ao nível da ortografia, depois de já terem vencido a primeira eliminatória, no passado mês de Novembro. Chegaram à final, 7 alunos do 5.º ano, 6 alunos do 6.º ano e 4 alunos do 7.ºano.  No 1º Ciclo, participaram vários alunos de diferentes escolas do agrupamento. 

O vencedores foram:

1º Ciclo, em ex aequo - Sofia Neto  da EB 1 de Almancil e  Pedro Santos da EB 1 da EB 1 de Vale D´Éguas. 

5.º Turma C - Aliana Vairinhos.

7.º ano  Turma C e D, em ex aequo - João Caria e João Guedes.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Árvore de Natal

A Árvore de Natal foi sempre representada por um pinheiro, por duas razões: porque acreditava-se que trazia felicidade e porque as suas folhas não caiam e mantinham-se sempre verdes. Representava tudo o que não acaba nunca.
Os seus enfeites têm mudado ao longo dos tempos. Inicialmente eram enfeitados com maçãs que representavam as maçãs do Paraíso (substituídas depois por bolas vermelhas), com rosas de papel e guloseimas. Mais tarde, com fios dourados, estrelas, anjos, corações e outros adornos.
Os habitantes da Alsácia (França) foram os primeiros a decorar a Árvore de Natal, no século XVIII.
Hoje, sabemos que devemos optar por um pinheiro artificial e deixar os naturais crescerem no campo.

Vamos experiênciar....com os 4ºs anos

try Ao longo de dois dias tivemos várias experiências do plano curricular dos 4ºanos a decorrer na nossa biblioteca.