domingo, 20 de fevereiro de 2011

Amor à primeira vista

 
     Um rapaz com o nome de João, tinha muita dificuldade em se apaixonar. Não acreditava no amor à primeira vista, visto que para ele era impossível.

    Um dia, a caminho da escola, no autocarro, viu uma nova aluna. O João ficou de boca aberta. Será que se tinha apaixonado? Não parava de olhar para ela. Ficou nervoso, porque nunca lhe tinha acontecido nada parecido.

    Ele até deixou passar alguns dias para ver se o amor não era passageiro. Mas não! Estava mesmo apaixonado. Ele não ouvia nem via mais ninguém a não ser a nova aluna. Ganhou coragem, finalmente, e foi falar com ela. Então descobriu-lhe o nome, chamava-se Francisca. Desta forma, apresentaram-se e tornaram-se amigos. Conheciam-se cada vez melhor e João já nem conseguia disfarçar bem o que sentia.

    Na escola, já se andava a comentar que eles namoram, pois a Francisca também gostava do João, só que conseguia disfarçar melhor.

    Num dia cheio de sol, o João acordou confiante e convidou a Francisca para um almoço. Nesse mesmo almoço, pediu-a em namoro e Francisca aceitou. João que nunca acreditou no amor à primeira vista passou a acreditar, pois encontrou o seu grande amor.

   Conclusão, ficaram felizes e juntos para sempre.

Conto com Reflexão para as turmas A, B, C e D do 7.º ano


No dia 16 de Fevereiro, no âmbito da Promoção do livro e da leitura decorreram duas sessões de Conto com reflexão para as turmas A, B, C e D do 7.º ano de escolaridade. Estas actividades lúdico-pedagógicas foram sobre O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen. Esta actividade foi muito apreciada pelos alunos e contribuiu para motivar os alunos para a leitura de obras integrais. A acção realizada resultou de um trabalho conjunto entre o Grupo de Língua Portuguesa e a Biblioteca.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

2ª fase do Concurso Nacional de Leitura

  

A Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura realizar-se-á, no dia 05 de Abril, na Biblioteca António Ramos Rosa, em Faro ( Biblioteca Pública escolhida pela DGLB para a realização deste evento). Para apurar os melhores leitores do 3º ciclo, estarão presentes alunos de diferentes escolas do distrito de Faro. Os concorrentes serão avaliadas em função da leitura dos seguintes livros “O Senhor Valéry” de Gonçalo Tavares, e  “Os da minha rua” de  Ondjaki. Os alunos Cátia Cristina, da turma A, Ricardo Pais, da turma B e Yan Wang da turma D,  do 7.º ano, representarão a nossa escola.

Vanina, ao luar n´ O Cavaleiro da Dinamarca



Sinto-me tão triste!
Sinto-me tão só!
A minha garganta sufoca!
Passo os dias a bordar.
Passo os dias a suspirar!
Esperando alguém que me venha salvar.
Estou perdida num mar de amores...
Falta-me tudo!
Não sei onde estás.
Noite após noite, choro no meu quarto.
Não sei onde te hei-de encontrar.
Custa-me tanto viver assim!
Foste-te um dia sem avisar e foi assim que te perdi.
Dói-me tanto viver assim!
Quero voltar a estar contigo, meu amor!
Finalmente, não te esqueceste de mim e vieste ao meu encontro.
Sonhei com esta noite todos os dias.
Gostava de ter uma estrela para ver onde te encontravas.
Vou pentear os meus cabelos para veres o brilho deles.
Vamos fugir para bem longe... para bem longe do homem que me trancou aqui.
Numa noite de luar, dançaremos com o vento, muito juntos, a valsa do nosso amor!

Ludmila, 7.º B 

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

JI de Almancil inicia aprendizagem do Paint

A professora Ângela promoveu, com as educadoras Sara e Helena, uma sessão de Paint com os seus alunos. As crianças puderam conhecer  o programa e produzir desenhos muito criativos.


segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

14 de Fevereiro

Continuação do conto: «Uma família Inglesa» de Júlio Dinis

      
Cecília a Carlos casaram e fizeram uma grande festa. Houve um grande banquete. Estava lá toda a gente e todos dançaram com grande alegria. Foi uma festa incrível!
Dois dias depois, para comemorar o seu casamento, eles viajaram de barco até  Itália. Quando lá chegaram, instalaram-se no palacete da família. Os criados tinham preparado um festim  em honra da sua chegada.
Estiveram lá quase um mês e, durante as férias em Itália, Cecília engravidou.
Quando voltaram a Portugal disseram aos seus familiares que  Cecília estava à espera de um bebé. O pai de Carlos mandou uma carta à sua família, em Inglaterra,  contando  que o  seu filho iria ser pai. Fez-se uma grande festa em honra de Cecília e de Carlos pois, em breve, seriam pais.
Os familiares de Inglaterra, assim que receberam a carta, fizeram as malas e vieram ao Porto visitá-los e, para se conhecerem melhor, fizeram um  jantar.   Passados alguns dias, os familiares de Carlos tiveram de regressar a Inglaterra.
Alguns meses mais tarde, Cecília e Carlos foram pais de um lindo casal de gémeos. A menina chamou-se Lisa e o menino chamou-se Miguel.
No dia do seu primeiro aniversário a família reuniu-se toda. Fizeram uma festa e um grande baile, após o jantar ter terminado. Todos  se divertiram muito.
Alguns anos passaram e Lisa e Miguel encontraram o seu verdadeiro amor.
Entretanto,  o pai de Carlos adoeceu e acabou por falecer alguns dias depois.  Estavam  já todos conformados, pois ele andava assim  já há  muito tempo e o médico avisou logo que,  provavelmente, não iria resistir.
 O pai de Cecília ficou rico, pois  ganhara  um concurso.
Jenny casou e teve filhos lindos.
E assim viveram felizes para sempre!

 Raquel Inocêncio, 5.ºA

Vamos experiênciar....com os 4ºs anos

try Ao longo de dois dias tivemos várias experiências do plano curricular dos 4ºanos a decorrer na nossa biblioteca.