sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O Carnaval de Loulé

           
            Carnaval de Loulé teve a sua origem no ano 1906.
Antes dessa data o Carnaval era festejado pelo povo de forma violenta, sem graça e com pouca alegria.
Foi então, no ano de 1906, que um grupo de pessoas decidiu mudar a forma como era festejado o Carnaval, pois queriam que passasse a ser mais civilizado, limpo e elegante, para ser uma festa de todos e para todos.
Para mudar os festejos, resolveram fazer uma campanha de divulgação, para a qual contribuiu o jornal “ Folha de Loulé “, em que explicaram ao povo a ideia, que foi muito bem recebida pelas pessoas, também elas já cansadas de um Carnaval violento e sem graça.
Foi decidido nomear uma Comissão Promotora para se encarregar de todos os preparativos da festa.
O programa do Carnaval foi dividido por 3 dias, do qual fazia parte uma Matinée no Teatro Louletano, uma Batalha de Flores e um Bodo aos Pobres. A Batalha das Flores, consiste em as pessoas atirarem flores de papel umas às outras, foi uma maneira divertida e civilizada de brincar ao Carnaval.
Nesse ano, o tema do Carnaval foi a Paz, Amor e Carinho, sempre festejado num ambiente de muito respeito e civismo.
Conforme acontece ainda na actualidade, com o passar dos anos o Carnaval tem tido um tema sempre diferente, que tem a ver com a sociedade, questões políticas ou acontecimentos importantes do ano. Mas, sempre baseados e, críticas cheias de bom humor, com muito divertimento e muitas gargalhadas.
E foi assim a origem do Carnaval até aos dias de hoje.
 Vamos ver se haverá mais história daqui a uns anos…
Pesquisa efectuada por Ana Guerreiro
 5.ºA

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Amor à primeira vista

 
     Um rapaz com o nome de João, tinha muita dificuldade em se apaixonar. Não acreditava no amor à primeira vista, visto que para ele era impossível.

    Um dia, a caminho da escola, no autocarro, viu uma nova aluna. O João ficou de boca aberta. Será que se tinha apaixonado? Não parava de olhar para ela. Ficou nervoso, porque nunca lhe tinha acontecido nada parecido.

    Ele até deixou passar alguns dias para ver se o amor não era passageiro. Mas não! Estava mesmo apaixonado. Ele não ouvia nem via mais ninguém a não ser a nova aluna. Ganhou coragem, finalmente, e foi falar com ela. Então descobriu-lhe o nome, chamava-se Francisca. Desta forma, apresentaram-se e tornaram-se amigos. Conheciam-se cada vez melhor e João já nem conseguia disfarçar bem o que sentia.

    Na escola, já se andava a comentar que eles namoram, pois a Francisca também gostava do João, só que conseguia disfarçar melhor.

    Num dia cheio de sol, o João acordou confiante e convidou a Francisca para um almoço. Nesse mesmo almoço, pediu-a em namoro e Francisca aceitou. João que nunca acreditou no amor à primeira vista passou a acreditar, pois encontrou o seu grande amor.

   Conclusão, ficaram felizes e juntos para sempre.

Conto com Reflexão para as turmas A, B, C e D do 7.º ano


No dia 16 de Fevereiro, no âmbito da Promoção do livro e da leitura decorreram duas sessões de Conto com reflexão para as turmas A, B, C e D do 7.º ano de escolaridade. Estas actividades lúdico-pedagógicas foram sobre O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner Andresen. Esta actividade foi muito apreciada pelos alunos e contribuiu para motivar os alunos para a leitura de obras integrais. A acção realizada resultou de um trabalho conjunto entre o Grupo de Língua Portuguesa e a Biblioteca.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

2ª fase do Concurso Nacional de Leitura

  

A Fase Distrital do Concurso Nacional de Leitura realizar-se-á, no dia 05 de Abril, na Biblioteca António Ramos Rosa, em Faro ( Biblioteca Pública escolhida pela DGLB para a realização deste evento). Para apurar os melhores leitores do 3º ciclo, estarão presentes alunos de diferentes escolas do distrito de Faro. Os concorrentes serão avaliadas em função da leitura dos seguintes livros “O Senhor Valéry” de Gonçalo Tavares, e  “Os da minha rua” de  Ondjaki. Os alunos Cátia Cristina, da turma A, Ricardo Pais, da turma B e Yan Wang da turma D,  do 7.º ano, representarão a nossa escola.

Vanina, ao luar n´ O Cavaleiro da Dinamarca



Sinto-me tão triste!
Sinto-me tão só!
A minha garganta sufoca!
Passo os dias a bordar.
Passo os dias a suspirar!
Esperando alguém que me venha salvar.
Estou perdida num mar de amores...
Falta-me tudo!
Não sei onde estás.
Noite após noite, choro no meu quarto.
Não sei onde te hei-de encontrar.
Custa-me tanto viver assim!
Foste-te um dia sem avisar e foi assim que te perdi.
Dói-me tanto viver assim!
Quero voltar a estar contigo, meu amor!
Finalmente, não te esqueceste de mim e vieste ao meu encontro.
Sonhei com esta noite todos os dias.
Gostava de ter uma estrela para ver onde te encontravas.
Vou pentear os meus cabelos para veres o brilho deles.
Vamos fugir para bem longe... para bem longe do homem que me trancou aqui.
Numa noite de luar, dançaremos com o vento, muito juntos, a valsa do nosso amor!

Ludmila, 7.º B 

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

JI de Almancil inicia aprendizagem do Paint

A professora Ângela promoveu, com as educadoras Sara e Helena, uma sessão de Paint com os seus alunos. As crianças puderam conhecer  o programa e produzir desenhos muito criativos.


Vamos experiênciar....com os 4ºs anos

try Ao longo de dois dias tivemos várias experiências do plano curricular dos 4ºanos a decorrer na nossa biblioteca.