domingo, 27 de fevereiro de 2011

Sessão de BD com José Carlos Fernandes


A Biblioteca da escola sede do Agrupamento promoveu, no dia 22 de Fevereiro, no auditório, uma sessão sobre Banda Desenhada, com o autor, José Carlos Fernandes, com mais livros editados deste género. Licenciado em Engenharia do Ambiente, portanto sem formação artística, começou a dedicar-se à BD e ilustrações em finais dos anos oitenta. A partir daqui nunca mais parou e os seus trabalhos são muito apreciados.
Com esta sessão pretendeu-se cativar os alunos das turmas C e D do 7.º ano para a leitura e para a criação de Bandas Desenhadas originais.

Convence-me a ler o teu livro

  
Olá! Chamo-me Carolina Correia, tenho 12 anos e estou no  7.º ano, turma B. Vivo em Almancil. O livro que vou apresentar é « Maria - Os segredos da irmã mais velha», de Margarida Fonseca Santos e Maria João Lopo de Carvalho.

    A Maria tem quinze anos e é a mais velha de seis irmãos. Os seu dia-a-dia está cheio de acontecimentos. Desde a escola ao ballet, passando pelos programas com a família e amigos, tudo é vivido intensamente.
   
   A vida desta adolescente torna-se mais preenchida, quando a meio do ano lectivo, um novo colega, o João Pedro, chega à Escola Martim Moniz. Ele é tímido e discreto, mas a sua presença na turma de Maria não lhe é indeferente e leva-a a peguntar-se: « Será que me apaixonei mesmo a valer?»

   Se gostaste do que te contei, lê o livro! Vais ficar fascinada!

O teu amor

   

    Desde que surgiste, a minha vida ganhou cores mais vivas e brilhantes. Sinto-me iluminado sempre que penso em ti, sempre que uma lembrança tua me vem do nada.

     Não quero dizer que era uma pessoa triste antes de apareceres, mas faltava alguma coisa que me guiasse com alegria, que ne apontasse, com mais entusiasmo, o caminho para um futuro feliz.

     Quero continuar amar-te e a fazer-te feliz, como tu me fizeste.

      Já passámos pelo mais difícil, enfrentámos obstáculos, sempre bem sucedidos, porque a tua ajuda foi muito grande.

      Mas agora só quero pensar no futuro e no melhor que o futuro nos reserva.

Mihãitã Bilici, 7.º B

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

JI de Almancil na Sala Mágica

As professoras Ana Ribeiro e Isabel Assunção vieram com os seus alunos à Biblioteca Escolar "Sala Mágica" para visionarem a história "A Festa de Anos do Tomás". Depois os alunos ilustraram 4 momentos da história e realizaram várias actividades com o apoio dos monitores.


Higiene Oral na EB1 de Almancil


















O Higienista Oral - Pedro - do Centro de Saúde de Loulé, durante três dias promoveu, na Biblioteca Escolar, várias sessões para formação dos alunos da EB1 de Almancil.
Os alunos aprenderam como escovar correctamente os dentes entre outras rotinas para uma boa higiene dentária.

O Carnaval de Loulé

           
            Carnaval de Loulé teve a sua origem no ano 1906.
Antes dessa data o Carnaval era festejado pelo povo de forma violenta, sem graça e com pouca alegria.
Foi então, no ano de 1906, que um grupo de pessoas decidiu mudar a forma como era festejado o Carnaval, pois queriam que passasse a ser mais civilizado, limpo e elegante, para ser uma festa de todos e para todos.
Para mudar os festejos, resolveram fazer uma campanha de divulgação, para a qual contribuiu o jornal “ Folha de Loulé “, em que explicaram ao povo a ideia, que foi muito bem recebida pelas pessoas, também elas já cansadas de um Carnaval violento e sem graça.
Foi decidido nomear uma Comissão Promotora para se encarregar de todos os preparativos da festa.
O programa do Carnaval foi dividido por 3 dias, do qual fazia parte uma Matinée no Teatro Louletano, uma Batalha de Flores e um Bodo aos Pobres. A Batalha das Flores, consiste em as pessoas atirarem flores de papel umas às outras, foi uma maneira divertida e civilizada de brincar ao Carnaval.
Nesse ano, o tema do Carnaval foi a Paz, Amor e Carinho, sempre festejado num ambiente de muito respeito e civismo.
Conforme acontece ainda na actualidade, com o passar dos anos o Carnaval tem tido um tema sempre diferente, que tem a ver com a sociedade, questões políticas ou acontecimentos importantes do ano. Mas, sempre baseados e, críticas cheias de bom humor, com muito divertimento e muitas gargalhadas.
E foi assim a origem do Carnaval até aos dias de hoje.
 Vamos ver se haverá mais história daqui a uns anos…
Pesquisa efectuada por Ana Guerreiro
 5.ºA

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Amor à primeira vista

 
     Um rapaz com o nome de João, tinha muita dificuldade em se apaixonar. Não acreditava no amor à primeira vista, visto que para ele era impossível.

    Um dia, a caminho da escola, no autocarro, viu uma nova aluna. O João ficou de boca aberta. Será que se tinha apaixonado? Não parava de olhar para ela. Ficou nervoso, porque nunca lhe tinha acontecido nada parecido.

    Ele até deixou passar alguns dias para ver se o amor não era passageiro. Mas não! Estava mesmo apaixonado. Ele não ouvia nem via mais ninguém a não ser a nova aluna. Ganhou coragem, finalmente, e foi falar com ela. Então descobriu-lhe o nome, chamava-se Francisca. Desta forma, apresentaram-se e tornaram-se amigos. Conheciam-se cada vez melhor e João já nem conseguia disfarçar bem o que sentia.

    Na escola, já se andava a comentar que eles namoram, pois a Francisca também gostava do João, só que conseguia disfarçar melhor.

    Num dia cheio de sol, o João acordou confiante e convidou a Francisca para um almoço. Nesse mesmo almoço, pediu-a em namoro e Francisca aceitou. João que nunca acreditou no amor à primeira vista passou a acreditar, pois encontrou o seu grande amor.

   Conclusão, ficaram felizes e juntos para sempre.

Vamos experiênciar....com os 4ºs anos

try Ao longo de dois dias tivemos várias experiências do plano curricular dos 4ºanos a decorrer na nossa biblioteca.