quinta-feira, 12 de maio de 2011
terça-feira, 10 de maio de 2011
domingo, 8 de maio de 2011
Sessão sensibilização/formação sobre dislexia na escola sede
Realizou-se no dia 4 de Maio, pelas 18:30, no auditório da escola sede, uma sessão de sensibilização/formação sobre dislexia, apresentada pela Coordenadora da Educação Especial da Direcção Regional de Educação do Algarve, Dr.ª Sandra Correia.
Nesta sessão participaram professores, técnicos de acção educatica e encarregados de educação que partilharam com os presentes a sua experiência, enquanto pais e educadores de crianças disléxicas.
Todos os participantes seguiram esta sessão com muito interesse, apresentando dúvidas e solicitando mais informação sobre esta temática.
Esta actividade foi dinamizada pelo Grupo de Educação Especial em parceria com a Biblioteca da escola sede.
sábado, 7 de maio de 2011
Um dia diferente

Este texto foi realizado a partir da leitura da obra «À Beira do lago dos Encantos» de Maria Alberta Menéres.
Nessa noite, fui-me deitar muito aborrecido, porque os meus pais me tinham obrigado a ir para a cama e não me apetecia nada dormir. Abri a janela do quarto para ver os meus cães. Quando olhei para o céu, para admirar as estrelas, vi uma estrela-cadente a passar e pedi um desejo ... pedi que os meus pais fossem mais novos do que eu.
No dia seguinte, quando me levantei, deparei-me com os meus pais a ver desenhos animados e a jogar jogos de computador. Vi a aminha mãe a brincar com bonecas. Achei muito estranho e perguntei:
- O que é que vocês estão a fazer?
- Nós estamos a brincar, qual é o espanto? - respondeu a mãe.
- É que vocês estão sempre a zangar-se comigo, a dizer o que não posso fazer, como por exemplo brincar muito e estudar pouco ... O que é que aconteceu agora?
- Zangar-me contigo ...? Dizer o que não podes fazer ...? Não sei o que estás a dizer - respondeu o meu pai.
E lá continuaram eles a brincar.
Levei algum tempo a perceber o que tinha acontecido, mas depois lembrei-me do desejo que tinha pedido na noite anterior.
Já passava da hora do almoço, quando a aminha mãe chegou ao pé de mim e disse:
- Tenho fome. O que é o almoço?
- Mas quem normalmente faz o almoço és tu, respondi eu.
- Mas eu não sei cozinhar ... Como é que vou fazer o almoço?
Calei-me e fui para a cozinha. Lembrei-me que tinha uma pizza no congelador e meti-a no forno, pois era a única coisa que sabia fazer.
Perto da hora de jantar, disse-lhes:
- Vão tomar banho!
Ouviram-me mas não prestaram atenção às minhas palavras. Então, fui à sala e voltei a dizer:
- Vão tomar banho!- muito aborrecido. E lá foram.
Jantámos muito bem e, como já estava na hora de dormir, foram para a cama sem protestar. Eu, depois de arrumar tudo, também me fui deitar.
No dia seguinte, quando acordei, reparei que os meus pais tinham voltado ao normal. Suspirei de alívio, porque a experiência que tinha vivido no dia anterior não tinha sido nada agradável.
Eu adulto?

Este texto foi realizado a partir da leitura da obra «À Beira do lago dos Encantos» de Maria Alberta Menéres.
Um dia de manhã, acordei, tomei o pequeno almoço e fui tomar banho. Quando saí do banho, vi-me ao espelho e verifiquei que tinha crescido, já não era criança. Assustei-me e dirigi-me ao quarto dos meus pais para lhes disser o que me tinha acontecido.
Quando entrei no quarto deles, fiquei espantado. Algo de estranho também se tinha passado. Os meus pais tinham-se transformado em crianças.
Vesti-me, corri até casa de um amigo, que era psicólogo, e contei-lhe o sucedido. Ele ficou admirado com o acontecimento, mas sobretudo porque eu estava de um tamanho imenso, muito maior até que ele. E não sabia o que fazer para resolver o problema.
Desesperado, sem saber o que fazer, orei a Deus ... Quando, de repente oiço uma voz que me disse:
- Estás a sonhar. Faz um esforço para acordares.
Assim do nada, acordei! Eu continuava a ser criança e os meus pais adultos.
Caius Dan, 7.º D
terça-feira, 3 de maio de 2011
Convence-me a ler o teu livro
Olá! Chamo-me Corentin Guichova, tenho 12 anos e estou no 7.º ano, turma B. Vivo em Almancil. O livro que vou apresentar é «O recruta», de Robert Muchamore.
James tinha doze anos, quando a sua vida se tornou um desatre. Sem pais, James foi posto num orfanato. É aí que conhece um agente de uma misteriosa organização, CHERUB, que o recruta.
James tem que passar um programa de treinos de 100 dias... Será que vai conseguir?
Aconselho a lerem este livro! É surpeendente!!! Saibam como James passou os piores cem dias da sua vida...
segunda-feira, 2 de maio de 2011
Dia Mundial da Dança
O Dia Mundial da Dança - 29 de Abril - foi comemorado na EB1 de Almancil. Nesta comemoração estiveram os alunos das escolas EB1 de S. Lourenço e a EB1 de S. João da Venda.
As turmas dos 2.º e 3.º anos de S. Lourenço fizeram uma representação teatral da história tradicional "O Macaco do Rabo Cortado".
As três turmas da EB1 de S. João da Venda fizeram uma visita à BE e à qual se seguiu a apresentação de um espectáculo de danças de salão. Entre os bailarinos, estavam também alunos da Escola de Dança S. João de Deus, de Faro.
Foi um dia muito movimentado e cheio de ritmo!
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Vamos experiênciar....com os 4ºs anos
try Ao longo de dois dias tivemos várias experiências do plano curricular dos 4ºanos a decorrer na nossa biblioteca.
-
Carnaval de Loulé teve a sua origem no ano 1906. Antes dessa data o Carnaval era festejado pelo povo de forma viole...
-
As Nossas Novidades Desafiamos os nossos alunos a escrever uma frase " porque amo a biblioteca escolar". Os poemas...
-
No dia 13 de fevereiro tivemos a presença da escritora Susana Jorge, para assinalar este dia fez-se um cartaz de Boas- Vindas. A...






