segunda-feira, 16 de maio de 2011

Cuidar de alguém é difícil ...



Este texto foi realizado a partir da leitura da obra  «À Beira do lago dos Encantos» de Maria Alberta Menéres.

 (No quarto do Daniel)

Daniel (a escrever o seu diário): «Querido diário, comprei-te hoje e já quero encher as tuas páginas brancas com letras e palavras sobre o meu dia-a-dia.»

Mãe (entrando em cena): Daniel! Já são horas de ir para a cama, amanhã podes escrever no teu diário novo, mas agora já são horas de dormir. Boa noite!

Daniel: Está bem, mãe. Boa noite!

(No dia seguinte, de manhã)


Daniel (a escrever no seu diário): «Querido diário, eu sei que só devia de escrever em ti à noite, mas hoje acordei bem cedo, e qual foi o meu espanto, estava adulto. Tenho mais um metro do que ontem, a minha voz mudou, está mais grossa, a minha cara está maior e já tenho barba.

Fui para o quarto dos meus pais para lhes dizer o que me tinha acontecido e, quando olhei para eles, tinham o aspecto de crianças de três anos. Depois de ver os meus pais assim, vim logo a correr para o quarto, para escrever tudo o que aconteceu dentro de ti. Não sei o que fazer! Falamos mais logo. Vou fazer o pequeno almoço para os meus pais e depois venho escrever em ti.»


(Na cozinha)


Daniel (para a mãe): Vá lá! Se não comeres a papa, nãos cresces como eu.

Daniel (para o pai): Vá lá! Se não comeres a papa não ficas com barba como eu.

Daniel (para os pais): Despachem-se a comer que vocês têm que dormir a cesta.

Daniel (a falar baixo): Também eu!... O meus pais dão muito trabalho.


(Daniel no quarto dele a  acordar da cesta.)


Daniel (a escrever no seu diário): «Querido diário, depois de dar o pequeno-almoço aos meus pais, levei-os para o quarto para dormir a cesta, e eu fiz o mesmo. Agora, acabei de acordar e já estou de volta ao normal e os meus pais também. Agora já sei o que os meus pais passam por cuidarem de mim.»

«Cuidar de alguém é difícil »


Daniel, 7.º B

quinta-feira, 12 de maio de 2011

terça-feira, 10 de maio de 2011

domingo, 8 de maio de 2011

Sessão sensibilização/formação sobre dislexia na escola sede

     Realizou-se no dia 4 de Maio, pelas 18:30, no auditório da escola sede, uma sessão de sensibilização/formação sobre dislexia, apresentada pela Coordenadora da Educação Especial da Direcção Regional de Educação do Algarve, Dr.ª Sandra Correia.
     Nesta sessão participaram professores, técnicos de acção educatica e encarregados de educação que partilharam com os presentes a sua experiência, enquanto pais e educadores de crianças disléxicas. 
   Todos os participantes seguiram esta sessão com muito interesse, apresentando dúvidas e solicitando  mais informação sobre esta temática.      
    Esta actividade foi dinamizada pelo Grupo de Educação Especial em parceria com a Biblioteca da escola sede.

sábado, 7 de maio de 2011

Um dia diferente


     
      Este texto foi realizado a partir da leitura da obra «À Beira do lago dos Encantos» de Maria Alberta Menéres.

      Nessa noite, fui-me deitar muito aborrecido, porque os meus pais me tinham obrigado a ir para a cama e não me apetecia nada dormir. Abri a janela do quarto para ver os meus cães. Quando olhei para o céu, para admirar as estrelas, vi uma estrela-cadente a passar e pedi um desejo ... pedi que os meus pais fossem mais novos do que eu.

      No dia seguinte, quando me levantei, deparei-me com os meus pais a ver desenhos animados e a jogar jogos de computador. Vi a aminha mãe a brincar com bonecas. Achei muito estranho e perguntei:
      - O que é que vocês estão a fazer?
      - Nós estamos a brincar, qual é o espanto? - respondeu a mãe.
     - É que vocês estão sempre a zangar-se comigo, a dizer o que não posso fazer, como por exemplo brincar muito e estudar pouco ... O que é que aconteceu agora?
      - Zangar-me contigo ...? Dizer o que não podes fazer ...? Não sei o que estás a dizer - respondeu o meu pai.
        E lá continuaram eles a brincar.
      Levei algum tempo a perceber o que tinha acontecido, mas depois lembrei-me do desejo que tinha pedido na noite anterior.

      Já passava da hora do almoço, quando a aminha mãe chegou ao pé de mim e disse:
      - Tenho fome. O que é o almoço?
      - Mas quem normalmente faz o almoço és tu, respondi eu.
      - Mas eu não sei cozinhar ... Como é que vou fazer o almoço?
      Calei-me e fui para a cozinha. Lembrei-me que tinha uma pizza no congelador e meti-a no forno, pois era a única coisa que sabia fazer.

       Perto da hora de jantar, disse-lhes:
     - Vão tomar banho!
      Ouviram-me mas não prestaram atenção às minhas palavras. Então, fui à sala e voltei a dizer:
     - Vão tomar banho!- muito aborrecido. E lá foram.
     Jantámos muito bem e, como já estava na hora de dormir, foram para a cama sem protestar. Eu, depois de arrumar tudo, também me fui deitar.

     No dia seguinte, quando acordei, reparei que os meus pais  tinham voltado ao normal. Suspirei de alívio, porque a experiência que tinha vivido no dia anterior não tinha sido nada agradável.

 João Gouveia, 7.º C
   

Eu adulto?


Este texto foi realizado a partir da leitura da obra «À Beira do lago dos Encantos» de Maria Alberta Menéres.

           Um dia de manhã, acordei, tomei o pequeno almoço e fui tomar banho. Quando saí do banho, vi-me ao espelho e verifiquei que tinha crescido, já não era criança. Assustei-me e dirigi-me ao quarto dos meus pais para lhes disser o que me tinha acontecido.
     
      Quando entrei no quarto deles, fiquei espantado. Algo de estranho também se tinha passado. Os meus pais tinham-se transformado em crianças.

      Vesti-me, corri até casa de um amigo, que era psicólogo, e contei-lhe o sucedido. Ele ficou admirado com o acontecimento, mas sobretudo porque eu estava de um tamanho imenso, muito maior até que ele. E não sabia o que fazer para resolver o problema.

      Desesperado, sem saber o que fazer, orei a Deus ... Quando, de repente oiço uma voz que me disse:
      - Estás a sonhar. Faz um esforço para acordares.

     Assim do nada, acordei! Eu continuava a ser criança e os meus pais adultos.

Caius Dan, 7.º D

terça-feira, 3 de maio de 2011

Convence-me a ler o teu livro



Olá! Chamo-me  Corentin Guichova, tenho 12 anos e estou no 7.º ano, turma B. Vivo em Almancil. O livro que vou apresentar é «O recruta», de Robert  Muchamore.

James tinha doze anos, quando a sua vida se tornou um desatre. Sem pais, James foi posto num orfanato. É aí que conhece um agente de uma misteriosa organização, CHERUB, que o recruta.
James tem que passar um programa de treinos de 100 dias... Será que vai conseguir?

Aconselho a lerem este livro! É surpeendente!!! Saibam como James passou os  piores cem dias da sua vida...

Vamos experiênciar....com os 4ºs anos

try Ao longo de dois dias tivemos várias experiências do plano curricular dos 4ºanos a decorrer na nossa biblioteca.