quinta-feira, 16 de junho de 2011

I Mostra de Teatro Escolar do Concelho de Loulé

 No Cine-Teatro Louletano esteve a decorrer a I Mostra de Teatro Escolar do Concelho de Loulé. A escola sede, no âmbito do projecto Babel, foi convidada a participar neste evento. Alunos de 2.º e 3.º ciclos deslocaram-se a Loulé, no passado dia 15 de Junho, pelas 21.30 horas, para apresentar a peça “Sonho de uma Árvore de Verão.” Apesar da inexperiência dos nossos alunos a nível de representação teatral, tiveram um bom desempenho, tendo sido muito aplaudido e apreciado pelos presentes. Os alunos foram acompanhados pelas professoras dinamizadoras do projecto, Fernanda Maia e Maria Júlia Gonçalves, e pelas animadoras Ana Nobre e Cláudia Galego.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

“ O Primeiro Português no Tibete” no auditório da escola sede

No passado dia 9 de Junho, pelas 10:30 horas, o professor Helder Trincheiras apresentou, a alunos do 9.º ano e outros elementos comunidade, o romance histórico “O Primeiro Português no Tibete” da sua autoria, da Papiro Editora. Esta actividade foi promovida pela Biblioteca da escola sede.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Visita de Estudo

Relatório da Visita de Estudo a Lisboa 
       
         No dia 24 de Maio, alguns alunos de 6.º ano foram a uma visita de estudo a Lisboa ao Museu da Presidência e à Assembleia da República.
         Começámos por visitar o Museu da Presidência, onde estava uma exposição sobre os presentes de Estado, oferecidos aos Presidentes da República. Primeiro, vimos o passaporte do Presidente da República, a Bandeira Nacional e o Diário da República com o Hino Nacional.
 De seguida, vimos muitos presentes oferecidos ao povo português, como, por exemplo, estátuas de marfim, porcelana, cobre e ouro, também vimos uma carapaça de tartaruga com vários desenhos brasileiros, espadas e punhais.
Depois havia as condecorações que podem ser oferecidas pelo presidente a qualquer pessoa que tenha feito algo importante, como por exemplo: salvar alguém de algum perigo, ser um bom artista, jogador de futebol, treinador, escritor, etc.…

A seguir estavam os retratos de todos os presidentes que Portugal já teve, sobrando um espaço na galeria para o do professor Cavaco Silva quando o seu mandado terminar. Seguidamente, subimos as escadas para o andar de cima, vendo mais retratos de presidentes e condecorações portuguesas.
Após ver quase todo o museu, entrámos na última sala, onde estavam utensílios de cozinha usados nos banquetes reais, terminando assim a visita ao museu.
A Assembleia da República foi o 2.º sítio que visitamos em Lisboa. Começamos a visita pelo átrio principal. Este situa-se no local onde antes era a igreja do antigo mosteiro dos beneditinos e pudemos ver lá os dois sinos da torre sineira e também os bustos de grandes parlamentares.
De seguida, fomos ao jardim de onde vimos o local do trabalho do Primeiro Ministro, engenheiro Sócrates. Depois subimos a escadaria nobre para ir à sala dos passos perdidos, onde vimos seis telas de importantes oradores portugueses, como o Padre António Vieira e o escritor Almeida Garrett. 
Através desta sala chegámos à sala das sessões, que é a sala de reuniões dos deputados, onde estes discutem para chegar a decisões que irão melhorar o país. À volta dos lugares dos deputados estão seis estátuas, todas de figuras femiminas que representam a justiça, a constituição, a diplomacia, a lei, a jurisprudência e a eloquência.

          Logo de seguida, fomos ao salão nobre, onde estavam seis imagens que retratam a época dos descobrimentos portugueses, e onde também são recebidas as visitas oficiais. No entanto, os representantes dos países africanos, do Brasil e da Índia não são recebidos lá, porque aquelas imagens são de alguma forma ‘’ ofensivas” para eles.

     Por fim, fomos ver a sala do senado, onde está um retrato de D. Pedro, pois foi ele que a inaugurou. No fim de tudo, despedimo-nos da guia no claustro.

Miriam Neves, Daniela Gamboa, Ema Gil, Marina Muntyan, Mileide Borges, Ana Maria e Maria Chifa, 6.ºC

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Pilhas de Livros para S. João da Venda

O  Jardim de Infãncia de S. João da Venda concorreu ao concurso "Pilhas de Livros" do Modelo e foi a escola vencedora.
O Modelo ofereceu  vários livros que tiveram entrega solene. Estes foram expostos no espaço escolar, para que todos os alunos do Jardim e da EB1 os pudessem conhecer.
Valeu a pena recolher tantas pilhas.
Ajudou-se o ambiente!

terça-feira, 31 de maio de 2011

1 de Junho - Dia Mundial da Criança


Amor pela criança 

Pedaços de amor no meu olhar

Apenas feitos por amar.

Este amor pela criança é tão grande que me faz voar até ao fim do

Mundo gigante, sem nunca mais parar.

Luana Nogueira, 5.º A


No dia da criança,
Há amor por todo o lado.

Todos têm uma lembrança,

Nem que seja uma gelado.

Raquel Inocêncio, 5.º A              

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Dia Mundial da Criança




Quem sou?

Um milagre de amor.

Por dona cegonha encontrada.

Sou criança, botão em flor,

Anjo do céu por Deus criada.


Andreia Santos, 5ºA


É dia da criança.

Vamos pedir aos nossos pais,

Uma “festança”

Nem que seja com uma dança.


Paulo Martins, 5.ºA

Pré-Escolar inicia-se no Paint

Os alunos das educadoras Marília e Henriqueta que frequentam o ensino pré-escolar, no estádio Algarve, fizeram a sua iniciação no programa Paint. Os alunos foram muito criativos. Sem dúvida que temos artistas!


Vamos experiênciar....com os 4ºs anos

try Ao longo de dois dias tivemos várias experiências do plano curricular dos 4ºanos a decorrer na nossa biblioteca.