quinta-feira, 16 de junho de 2011

I Mostra de Teatro Escolar do Concelho de Loulé

 No Cine-Teatro Louletano esteve a decorrer a I Mostra de Teatro Escolar do Concelho de Loulé. A escola sede, no âmbito do projecto Babel, foi convidada a participar neste evento. Alunos de 2.º e 3.º ciclos deslocaram-se a Loulé, no passado dia 15 de Junho, pelas 21.30 horas, para apresentar a peça “Sonho de uma Árvore de Verão.” Apesar da inexperiência dos nossos alunos a nível de representação teatral, tiveram um bom desempenho, tendo sido muito aplaudido e apreciado pelos presentes. Os alunos foram acompanhados pelas professoras dinamizadoras do projecto, Fernanda Maia e Maria Júlia Gonçalves, e pelas animadoras Ana Nobre e Cláudia Galego.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

“ O Primeiro Português no Tibete” no auditório da escola sede

No passado dia 9 de Junho, pelas 10:30 horas, o professor Helder Trincheiras apresentou, a alunos do 9.º ano e outros elementos comunidade, o romance histórico “O Primeiro Português no Tibete” da sua autoria, da Papiro Editora. Esta actividade foi promovida pela Biblioteca da escola sede.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Visita de Estudo

Relatório da Visita de Estudo a Lisboa 
       
         No dia 24 de Maio, alguns alunos de 6.º ano foram a uma visita de estudo a Lisboa ao Museu da Presidência e à Assembleia da República.
         Começámos por visitar o Museu da Presidência, onde estava uma exposição sobre os presentes de Estado, oferecidos aos Presidentes da República. Primeiro, vimos o passaporte do Presidente da República, a Bandeira Nacional e o Diário da República com o Hino Nacional.
 De seguida, vimos muitos presentes oferecidos ao povo português, como, por exemplo, estátuas de marfim, porcelana, cobre e ouro, também vimos uma carapaça de tartaruga com vários desenhos brasileiros, espadas e punhais.
Depois havia as condecorações que podem ser oferecidas pelo presidente a qualquer pessoa que tenha feito algo importante, como por exemplo: salvar alguém de algum perigo, ser um bom artista, jogador de futebol, treinador, escritor, etc.…

A seguir estavam os retratos de todos os presidentes que Portugal já teve, sobrando um espaço na galeria para o do professor Cavaco Silva quando o seu mandado terminar. Seguidamente, subimos as escadas para o andar de cima, vendo mais retratos de presidentes e condecorações portuguesas.
Após ver quase todo o museu, entrámos na última sala, onde estavam utensílios de cozinha usados nos banquetes reais, terminando assim a visita ao museu.
A Assembleia da República foi o 2.º sítio que visitamos em Lisboa. Começamos a visita pelo átrio principal. Este situa-se no local onde antes era a igreja do antigo mosteiro dos beneditinos e pudemos ver lá os dois sinos da torre sineira e também os bustos de grandes parlamentares.
De seguida, fomos ao jardim de onde vimos o local do trabalho do Primeiro Ministro, engenheiro Sócrates. Depois subimos a escadaria nobre para ir à sala dos passos perdidos, onde vimos seis telas de importantes oradores portugueses, como o Padre António Vieira e o escritor Almeida Garrett. 
Através desta sala chegámos à sala das sessões, que é a sala de reuniões dos deputados, onde estes discutem para chegar a decisões que irão melhorar o país. À volta dos lugares dos deputados estão seis estátuas, todas de figuras femiminas que representam a justiça, a constituição, a diplomacia, a lei, a jurisprudência e a eloquência.

          Logo de seguida, fomos ao salão nobre, onde estavam seis imagens que retratam a época dos descobrimentos portugueses, e onde também são recebidas as visitas oficiais. No entanto, os representantes dos países africanos, do Brasil e da Índia não são recebidos lá, porque aquelas imagens são de alguma forma ‘’ ofensivas” para eles.

     Por fim, fomos ver a sala do senado, onde está um retrato de D. Pedro, pois foi ele que a inaugurou. No fim de tudo, despedimo-nos da guia no claustro.

Miriam Neves, Daniela Gamboa, Ema Gil, Marina Muntyan, Mileide Borges, Ana Maria e Maria Chifa, 6.ºC

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Pilhas de Livros para S. João da Venda

O  Jardim de Infãncia de S. João da Venda concorreu ao concurso "Pilhas de Livros" do Modelo e foi a escola vencedora.
O Modelo ofereceu  vários livros que tiveram entrega solene. Estes foram expostos no espaço escolar, para que todos os alunos do Jardim e da EB1 os pudessem conhecer.
Valeu a pena recolher tantas pilhas.
Ajudou-se o ambiente!

terça-feira, 31 de maio de 2011

1 de Junho - Dia Mundial da Criança


Amor pela criança 

Pedaços de amor no meu olhar

Apenas feitos por amar.

Este amor pela criança é tão grande que me faz voar até ao fim do

Mundo gigante, sem nunca mais parar.

Luana Nogueira, 5.º A


No dia da criança,
Há amor por todo o lado.

Todos têm uma lembrança,

Nem que seja uma gelado.

Raquel Inocêncio, 5.º A              

Vamos experiênciar....com os 4ºs anos

try Ao longo de dois dias tivemos várias experiências do plano curricular dos 4ºanos a decorrer na nossa biblioteca.