A Biblioteca da Escola EB1 N.º2 de Almancil já tem nome, chama-se Biblioteca Arco-Íris, após votação a vencedora do concurso foi a aluna Luana Gonçalves do 1.ºano; em segundo lugar ficou a aluna Sabrina Wokel do 4.ºano e em terceiro lugar o aluno Alexandre Martins do 1.ºano.
Os primeiros lugares receberam um certificado e uma pequena lembrança.
No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, no dia 2 de dezembro, o Grupo de Ciências Naturais e da Natureza, em parceria com a equipa do PES, dinamizou na Biblioteca da escola sede várias atividades para os alunos da turma D do 5º ano. Estes alunos participaram em vários jogos preparados pelos alunos da turma D do 9.º ano e responderam a questionários elaborados pelos alunos desta mesma turma. Todos os alunos das turmas de 3.º ciclo foram convidados a visionar o filme "Girl, Positive", no auditório da escola sede. Estas atividades tiveram como principal objetivo sensibilizar os mais novos para a problemática do VIH/SIDA e a combater a discriminação.
As 4 turmas da EB1 n.º 1 de Almancil participaram no Concurso "e-Eco-Postal de Natal", promovido pela Câmara Municipal de Loulé. Pretendeu-se que os alunos criassem uma ilustração de Natal composta por uma mensagem natalícia, aliada a um apelo ao respeito pelo ambiente (aplicação da política dos 3 R's, consumo sustentável e/ou poupança energética).
As Bibliotecas do nosso Agrupamento contribuíram para a comemoração do dia Internacional das BE elaborando uma faixa conjunta que, neste momento, se encontra exposta, na Biblioteca da escola sede.
Inserido na comemoração Internacional das Bibliotecas Escolares e para assinalar o dia 24 de Outubro, foi exposto, na Biblioteca da escola sede, um cartaz alusivo a esta data. Este cartaz é constituído por diversas frases elaboradas por alunos de turmas dos 2.º e 3.º ciclos, subordinadas a este tema.
Ainda, no âmbito desta comemoração, a equipa da Biblioteca realizou um concurso que tinha como objectivo seleccionar uma frase que melhor traduzisse a importância que este espaço constitui para os nossos alunos. De entre as frases a concurso, foi seleccionada a do aluno Bruno Gâmboa, da turma C, do 6.º ano: “ A Biblioteca não tem livros, tem um universo…»
As Bibliotecas do Agrupamento elaboraram uma faixa conjunta para comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Todas as BE do concelho de Loulé elaboraram uma. As mesmas serão expostas na Biblioteca Municipal de Loulé e a partir do dia 31 de Outubro.
A mensagem dos alunos do 1.º Ciclo "UM MUNDO QUE NOS DESPERTA PARA O SABER" surgiu a partir das várias frases que elaboraram sobre a biblioteca...
NA BE POSSO…
…desenhar e ir jogar no computador. - Andreea
…aprender a brincar e requisitar livros de fantasia. – Patrícia
…ler, ver filmes e jogar no computador. – Jociliny
A BE É…
…linda e lá podemos ver filmes. - Luís Nobre
…grande bonita e colorida. - Rui Pedro
…muito boa e importante para nós e é muito «fixe». - Mateus e Joana Silva
…interessante, pois lemos, jogamos e vemos filmes. - Rafael Lucian.
…é linda. - Márcia Dias, Gabriel Rocheta, Camila Sarmento, Iara
…um paraíso de histórias. - Denis Sandor
…o melhor sítio do Mundo.- Sérgio
…é gira e divertida. – Miguel, Ruben e Pedro
…muito educativa porque podemos aprender muitas coisas. - Marcos Pereira, Lucas Carmo
…é simpática porque tem muitos livros. - Luka Charnock
…um lugar secreto que vamos descobrindo. – Blandina Pereira
…o máximo. – Adelina Batin
…onde a nossa imaginação voa nas asas dos livros. - Erica Caeiro
…é «fixe». É divertida por dentro e por fora. – Paulo, José e Stéphane
…maravilhosa. Tem muitas coisas para requisitar. É uma rosa linda. – Victória
…um lugar mágico, silencioso e muito educativo. - Nadine Gomes
…um espaço onde passamos o tempo livre. – Carolina
…é boa, bonita e tem muitos jogos. – André
…colorida e tem muitos livros para levar para casa. - Maria Luísa.
…um mundo de aprendizagem. - Inês Moreira
…um lugar divertido. - Madalena Nobre
…um lugar onde se aprende a ler e a escrever. - Gabriel
…é um espaço na escola onde se pode estudar e ainda se pode brincar. – Rodrigo
…é fantástica e «fixe», pois tem muita coisa para fazer. – Fábio
…um sítio mágico. - Christian
NA BE HÁ…
…livros para escolher e ler. – Anicia, Adina, Felix e Samuel Blejeru
…computadores e CD’s. — Emanuel, Tiago Blaga e Lucas
…muitos jogos e computadores. Podemos desenhar e aprender. - Tamara Balog, Eunice, Bianca e Alexandru
…computadores e também podemos ver televisão. - Paulina Gradinar
…muitos jogos divertidos e uma televisão para as crianças verem bonecos animados. - Diogo Bate e Ruben
livros para aprender e jogos divertidos. –
…computadores com Internet. – Emanuel
… livros de mamíferos que têm muita informação e diversão. – Julia
…um sítio com muitos livros e jogos divertidos. – Daniel Reis
EU…
…gosto da biblioteca. - Jéssica Silva
…gosto muito da biblioteca porque é educativa e é muito agradável para todas as crianças e até para adultos. - André Lopes
…adoro a Biblioteca Escolar. – Igor
…quando vou para a biblioteca fico feliz. – Danilo
…quando vou para a biblioteca brinco no computador. – Alexandre
EU ACHO QUE…
…A Biblioteca Escolar faz-nos aprender.- Miguel Ângelo
… lá é divertido fazer atividades.– Cristina Say
A Biblioteca faz-nos aprender palavras novas. Lemos histórias maravilhosas e fazmos jogos para nos divertirmos. Vemos filmes e fazemos muitos trabalhos engraçados. Também podemos estudar porque lá não há barulho. Eu gosto de levar para casa livros para ler.
Sempre que levo um livro engraçado, leio aos meus colegas que começam a rir, e eu também. Eu adoro ir à biblioteca escolar. - Camélia Priala
Os livros são divertidos como a biblioteca. Aqui aprende-se coisas que não vemos. É um bom sítio para aprender e tem livros para todos. – Samuel
A Biblioteca Escolar é um sítio original onde se pode aprender, estudar, ler livros, ir ao computador e fazer muitas coisas mais. Mas há regras a cumprir para na biblioteca ser feliz. Isto tudo é magia. É por isso que se chama Sala Mágica. – Nilton
Na minha escola, há uma biblioteca que nos ajuda muito, porque tem jogos que nos ajudam a aprender a ler e a escrever. Tem muitos livros, filmes e um tapete onde se pode brincar. - João Sousa
Abiblioteca escolar é um lugar que nos dá imaginação e faz melhorar a nossa leitura.
A biblioteca Escolar é o nosso futuro.
A biblioteca faz-nos aprender palavras novas para ler histórias maravilhosas. Aqui há jogos muito lindos e também fazemos desenhos engraçados e escrevemos coisas engraçadas. Podemos ver filmes engraçados e não podemos fazer muito barulho. Temos que falar baixinho. - Maria Karpa.