Conforme previsto decorreu de 5 a 9 de Março a Semana da Leitura na escola sede com a presença de alguns convidados.
Estiveram presentes o Dr. Alfredo Leite do projeto "Mundo Brilhante", que mais uma vez nos encantou com a abordagem das obras de leitura brigatória, o poeta Afonso Dias que sensibilizou os alunos do 9.º ano para a poesia e a "contadora de histórias" Lina Vedes que encantou algumas turmas do 2.º ciclo com o conto "O velho, o rapaz e o burro". As atividades propostas foram do agrado dos alunos dos 5.º ao 9.º ano.
As jornadas para pais/encarregados de educação tiveram uma boa adesão e a feira do livro usado entusiasmou pelo valor simbólico que os livros custavam.
Agradecemos aos professores a disponibilidade para os alunos participarem nas atividades e a todos os alunos pelo excelente comportamento e colaboração.
A todos um bem haja!
quinta-feira, 15 de março de 2012
Semana da Leitura 2012
A EB1 de Almancil comemorou a VI Semana da Leitura entre 5 e 9 de março.
Iniciou-se as comemorações com a apresentação de pequenos filmes e respetivo debate sobre a "Importância da Leitura e dos Livros".
Durante todo o dia 7 de março, recebemos a vista do Centro Europe Direct para promoção das cultura romena que, juntamente, com a Associação DOINA de Almancil apresentaram diversas atividades (Lenda da Europa, Exposição, História do urso que perdeu o rabo, Lenda de Dragobete, etc.). O dia terminou com a construção de um Mortisor, uma tradição com mais de 8000 anos, para ser oferecido às mães dos alunos.
Para encerramento das atividades, recebemos a vista de uma turma do pré-escolar e do 2.º A e 2.ºB. Os alunos apresentaram textos originais, teatro de sombras "O Espantalho Enamorado", coreografia "Aventura dos Livros", recitais de poesia, adivinhas, acrósticos e terminámos com um Flash Mob intitulado "Kizomba com Livros".
Ao longo da semana, os alunos deslocaram-se a todas as salas para lerem para os seus colegas e também construíram marcadores de livros para oferecer a todos os participantes!
Foi uma semana em cheio!
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
Vencedores do concurso de S. Valentim
Os melhores versos de amor já foram selecionados. Andresa Sion, Rebeca Gago, Jéssica Sousa e Carina Pinto foram as alunas que venceram o concurso de S. Valentim, dinamizado pelo PES e Departamento de Línguas, em parceria com a Biblioteca da escola sede. Como prémio terão um doce pequeno-almoço, confecionado e servido no restaurante CEF.
Português
Passo a passo. Hei-de encontrar,
A brisa que me irá guiar,
Até à pessoa com que irei ficar.
Este belo sentimento que nos unirá…
Trará felicidade e alegria,
Com muita harmonia.
Andresa Sion, 6.ºD
Inglês
When i see your smile
I always remember good things,
But one of those things is….
How important you make me feel!
Rebeca Gago, 5.ºD
Espanhol
Si el recuerdo toca tus sentimentos,
Es la extrañeza que toca en tu corazon…
Recuerda que en el libro de mi vida,
Habrá sempre una página dedicada a ti…
Princesa (Jéssica Sousa), 7.ºC
Francês
Tout a commence le jour ou nos regards se sont croisés Ce jour la.
J’ai compris ce que représenter le mot aimer il me fallait juste te nommer pour comprendre se que tu representes.
Depuis ce jour a mes yeux il n’y a plus que toi car sans toi, ma vie n’es plus rian je ne suis plus rien c’est porquoi je veux passer me vie avec toi.
Carina Pinto, CEF4
Jornadas pedagógicas para Encarregados de Educação
O Agrupamento Vertical de Almancil convida os pais dos alunos de 9º ano para participar nas "Jornadas para pais e encarregados de educação" no dia 23 de fevereiro de 2012, pelas 18h00, na Biblioteca da escola sede.
O objetivo deste evento é de ajudar a promover bons hábitos de estudo, de modo a ajudar os alunos a obter melhor desempenho escolar.
Contamos com a sua presença.
sábado, 18 de fevereiro de 2012
O carnaval de Loulé
De todas as localidades algarvias, é aqui que estas festividades têm maior relevo e significado, atraindo milhares de visitantes durante os três dias em que se realiza o corso.
Se originalmente o Carnaval tinha um caráter religioso, pleno de simbolismo e valores relacionados com a natureza, hoje é uma colorida festa dominada pela folia, brincadeira, alegria e boa disposição.
Entre os pontos altos destes festejos, destacam-se a Batalha das Flores e o desfile dos carros alegóricos, que tomam as mais variadas formas, conforme a imaginação de quem os constrói, havendo sempre a intenção de exprimir, com aspeto crítico, situações da actualidade.
Em alguns locais, ainda se mantém a tradição do "Enterro do Entrudo" (o folião do Carnaval por excelência), terminando assim o período de três dias em que folia e diversão são as palavras de ordem...
Pesquisa efetuada por Lurdes Felisberto - n.º 12 – 6.º A
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
Doce amor, triste desilusão
Doce amor, triste desilusão.
Aquela manhã, fria de Inverno
Vai ficar para sempre no meu coração
Às vezes um doce, outras um Inferno.
Não vou esquecer o dia em que te conheci,
Estavas formosa e deleitosa
Num gesto que não esqueci
Junto daquela fonte formosa.
Encontros vários tivemos,
Aventuras, desventuras passámos
Sonhos e promessas fizemos
E o mundo admirámos.
A felicidade pouco durou,
Pois o destino uma partida pregou,
E o nosso amor separou.
Sérgio Dias, n.º 23, 9.º D
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Vamos experiênciar....com os 4ºs anos
try Ao longo de dois dias tivemos várias experiências do plano curricular dos 4ºanos a decorrer na nossa biblioteca.
-
Carnaval de Loulé teve a sua origem no ano 1906. Antes dessa data o Carnaval era festejado pelo povo de forma viole...
-
As Nossas Novidades Desafiamos os nossos alunos a escrever uma frase " porque amo a biblioteca escolar". Os poemas...
-
No dia 13 de fevereiro tivemos a presença da escritora Susana Jorge, para assinalar este dia fez-se um cartaz de Boas- Vindas. A...




