quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia da Árvore e Dia da Poesia

 Durante os intervalos os alunos tiveram a possibilidade de consultar os livros expostos sobre poesia e fazer os seus próprios poemas. Surgiram ideias muito engraçadas...

Se tu visses o que eu vi
Ficavas de boca aberta
Uma cabra com sete laços
Em cima de uma caneca.

Liviu 4ºC

Da poesia surge o poema
A alma ajuda-nos a escrever
Aventuras de ternura
Para nunca mais esquecer.

Alexandra 4ºD

Ao dia da Poesia
Chamo-lhe o dia da Maria
Ao dia do Livro
Chamo-lhe o dia que é preciso
Ao dia da liberdade
Chamo-lhe o dia da amizade.

Tatiana 4ºC 

Quanto ao dia da árvore, foi contruída uma árvore de promessas, em que cada um se comprometeu para com o ambiente.





segunda-feira, 19 de março de 2012

Feliz Dia do Pai



    Para comemorar este dia tão especial foi colocado um painel na Biblioteca Arco-Íris onde os alunos tiveram a possibilidade de escrever a importância do PAI nas suas vidas.
O mesmo foi colocado esta tarde na entrada da escola, para que os papás possam ler o que os filhotes escreveram.


FELIZ DIA DO PAI!

Semana da Leitura 2012 – Biblioteca Arco- Íris

No âmbito da Semana da Leitura que decorreu entre os dias 5 e 9 de Março, a Biblioteca Arco-íris da E.B.1 nº2 de Almancil foi palco de diversas actividades.
Pela primeira vez os pais dos alunos dirigiram-se à B.E. para contar uma história, todos alunos estimularam a sua imaginação ao inventar uma história a partir da capa de um livro, elaboraram um painel de escrita criativa, ilustraram algumas histórias, assistiram à hora do conto, fizeram uma troca de livros usados, participaram no concurso “O livro é”, entre outras actividades.
 É de salientar que recebemos todas as Turmas do Jardim de Infância de Almancil, às quais foi apresentado o tema “Ler é divertido”, seguido da apresentação do conto “A que sabe a lua?”.
Contámos ainda com a presença do escritor João Manuel Ribeiro.

Ler é divertido! Esta semana também foi!


domingo, 18 de março de 2012

My broken heart


Um coração partido,
Uma amizade perdida,
É a mesma história
A história repetida.

Ele tinha a chave
Para abrir o coração
Ele usou-a e desgastou-a
Ele tinha-o na palma da mão.

Quando alguém te mente
Te trata mal ou te ignora
Não podes desistir
Não podes ir embora.

Esse foi o erro
Não se volta a repetir
Acreditar em alguém
Que só te quer mentir.

Rebeca Gago, 5.ºD

quinta-feira, 15 de março de 2012

Semana da Leitura na escola sede

Conforme previsto decorreu de 5 a 9 de Março a Semana da Leitura na escola sede com a presença de alguns convidados.
Estiveram presentes o Dr. Alfredo Leite do projeto "Mundo Brilhante", que mais uma vez nos encantou com a abordagem das obras de leitura brigatória, o poeta Afonso Dias que sensibilizou os alunos do 9.º ano para a poesia e a "contadora de histórias" Lina Vedes que encantou algumas turmas do 2.º ciclo com o conto "O velho, o rapaz e o burro". As atividades propostas foram do agrado dos alunos dos 5.º ao 9.º ano.
As jornadas para pais/encarregados de educação tiveram uma boa adesão e a feira do livro usado entusiasmou pelo valor simbólico que os livros custavam.
Agradecemos aos professores a disponibilidade para os alunos participarem nas atividades e a todos os alunos pelo excelente comportamento e colaboração.
A todos um bem haja!



Semana da Leitura 2012

A EB1 de Almancil comemorou a VI Semana da Leitura entre 5 e 9 de março.
Iniciou-se as comemorações com a apresentação de pequenos filmes e respetivo debate sobre a "Importância da Leitura e dos Livros". 
Durante todo o dia 7 de março, recebemos a vista do Centro Europe Direct para promoção das cultura romena que, juntamente, com a Associação DOINA de Almancil apresentaram diversas atividades (Lenda da Europa, Exposição, História do urso que perdeu o rabo, Lenda de Dragobete, etc.). O dia terminou com a construção de um Mortisor, uma tradição com mais de 8000 anos, para ser oferecido às mães dos alunos.
Para encerramento das atividades, recebemos a vista de uma turma do pré-escolar e do 2.º A e 2.ºB. Os alunos apresentaram textos originais, teatro de sombras "O Espantalho Enamorado", coreografia "Aventura dos Livros", recitais de poesia, adivinhas, acrósticos e terminámos com um Flash Mob intitulado "Kizomba com Livros".
Ao longo da semana, os alunos deslocaram-se a todas as salas para lerem para os seus colegas e também construíram marcadores de livros para oferecer a todos os participantes!
Foi uma semana em cheio!


quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Vencedores do concurso de S. Valentim


Os melhores versos de amor já foram selecionados. Andresa Sion, Rebeca Gago, Jéssica Sousa e Carina Pinto foram as alunas que venceram o concurso de S. Valentim, dinamizado pelo PES e Departamento de Línguas, em parceria com a Biblioteca da escola sede. Como prémio terão um doce pequeno-almoço, confecionado e servido no restaurante CEF.
Português
Passo a passo. Hei-de encontrar,
A brisa que me irá guiar,
Até à pessoa com que irei ficar.
Este belo sentimento que nos unirá…
Trará felicidade e alegria,
Com muita harmonia.
Andresa Sion, 6.ºD

Inglês
When i see your smile
I always remember good things,
But one of those things is….
How important you make me feel!
Rebeca Gago, 5.ºD

Espanhol
Si el recuerdo toca tus sentimentos,
Es la extrañeza que toca en tu corazon…
Recuerda que en el libro de mi vida,
Habrá sempre una página dedicada a ti…
Princesa (Jéssica Sousa), 7.ºC

Francês
Tout a commence le jour ou nos regards se sont croisés Ce jour la.
 J’ai compris ce que représenter le mot aimer il me fallait juste te nommer pour comprendre se que tu representes.
Depuis ce jour a mes yeux il n’y a plus que toi car sans toi, ma vie n’es plus rian je ne suis plus rien c’est porquoi je veux passer me vie avec toi.
Carina Pinto, CEF4

Vamos experiênciar....com os 4ºs anos

try Ao longo de dois dias tivemos várias experiências do plano curricular dos 4ºanos a decorrer na nossa biblioteca.