quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Mês Internacional das Bibliotecas - Biblioteca Escolar: “uma porta para a vida”

A Biblioteca da escola sede está a comemorar o Mês Internacional das Bibliotecas.

 “Biblioteca Escolar: uma porta para a vida” é o mote das comemorações internacionais deste ano, mas também do Dia Nacional das Bibliotecas Escolares, assinalado a 28 de outubro. O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) decidiu declarar o dia 28 de outubro como o Dia da Biblioteca Escolar. Este dia tem como objetivo destacar a importância das bibliotecas escolares na educação, assim como promover o gosto pela leitura.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Formação de utilizadores na escola sede

A equipa da biblioteca oferece, no decorrer do mês do outubro, Mês Internacional da Biblioteca Escolar, «Formação de utilizadores», às turmas de 5.º ano. A professora bibliotecária fornece informações várias nomeadamente sobre os diferentes espaços existentes, as normas de funcionamento e as normas gerais de utilização.
 

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Bem-vindos!

A biblioteca da escola sede deseja a toda a comunidade escolar e educativa um bom ano de trabalho, com muitas e boas leituras.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Quando a vida sorri ...

Quando a vida sorri

É tão bela a emoção

Deixo aqui para ti

Esta eterna recordação.

Almancil sempre foi e será

Terra de grande encanto

Onde conheci o meu amor

De quem eu quero tanto

Com um sorriso te encontrei

Com um sorriso te amei

Com uma lágrima tudo acabou.

Mas eu nunca te esquecerei

Dizes que sou criança

Criança eu sei que sou

Mas um dia hás-de ter lembrar

Da criança que te amou

Quando o limão ficar doce

Quando o açúcar amargar e

Quando Deus deixar o mundo

Eu deixarei de te amar

Tenho visto caras lindas

E muito ainda virei

De tantos que tenho visto

Só na tua me apaixonei

Há um dia especial

Que nunca me esquecerei

O dia mais feliz da minha vida

O dia em que te encontrei.


Iara Belchior, n.º 13, 7.º E

quarta-feira, 26 de junho de 2013

A linha que dividia o Céu e o Mar" - Semana da Leitura 2013 na escola sede

No passado dia 19 de abril, os alunos do 8.° D, Ema Gil, Miriam Neves, Ricardo Pexirra e Wilson Caria apresentaram, no auditório da escola sede, a peça de teatro "A linha que dividia o Céu e o Mar", encenada pelas professoras Carla Cruz e Fernanda Maia. O texto é da autoria da aluna Miriam Neves. Neste espetáculo, compareceu um número muito significativo de alunos, encarregados de educação e outros elementos da comunidade educativa.
Este trabalho passou por três fases de desenvolvimento:construção de texto; ensaios e apresentação da peça. Na primeira fase, a aluna elaborou o texto, tendo co tema da Semana da Leitura A segunda etapa, ensaios, de os meses de fevereiro, março e abril. A terceira etapa culminou com a apresentação da peça à comunidade escolar na escola sede. O balanço final da atividade desenvolvida foi muito positivo. Os nossos alunos mostraram persistência, empenho e tiveram um bom desempenho. A professora bibliotecária, Filomena Cajada, premiou o seu trabalho, oferecendo-lhes uma pequena lembrança e agradecendo a sua participação na Semana da Leitura 2013.



sexta-feira, 21 de junho de 2013

"Cyberbullying , um fenómeno crescente"

Realizou-se, no passado dia 22 de maio, a ação de sensibilização subordinada ao tema "Cyberbullying , um fenómeno crescente", organizada pelo grupo de educação especial em colaboração com a biblioteca escolar e dinamizada pela psicóloga do Agrupamento, Fernanda Pinto, e pela psicóloga estagiária da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Inês Mendes.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Eras geológicas e os Dinossauros

No dia 19 de fevereiro, foi inaugurada uma exposição, na Biblioteca Sede, cuja temática foi Eras geológicas e os Dinossauros. Esta exposição foi elaborada pelos alunos das turmas A,B,C, D e E do 7º. ano de escolaridade que construíram as maquetes e os temíveis animais e dos alunos do 9º. ano que se dedicaram às moléculas de ADN, com a colaboração e orientação dos respetivos professores de Ciências Naturais: Sandra Alves, Sílvia Gago e Cristela Rodrigues.
Esta exposição explora as diversas eras geológicas do Planeta Terra e, claro, dá uma especial atenção aos temíveis dinossauros.
Esteve aberta durante o dia para os alunos e no dia 20 de fevereiro, durante o período da noite, para toda a comunidade escolar.
 

Vamos experiênciar....com os 4ºs anos

try Ao longo de dois dias tivemos várias experiências do plano curricular dos 4ºanos a decorrer na nossa biblioteca.