sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O Carnaval de Loulé

           
            Carnaval de Loulé teve a sua origem no ano 1906.
Antes dessa data o Carnaval era festejado pelo povo de forma violenta, sem graça e com pouca alegria.
Foi então, no ano de 1906, que um grupo de pessoas decidiu mudar a forma como era festejado o Carnaval, pois queriam que passasse a ser mais civilizado, limpo e elegante, para ser uma festa de todos e para todos.
Para mudar os festejos, resolveram fazer uma campanha de divulgação, para a qual contribuiu o jornal “ Folha de Loulé “, em que explicaram ao povo a ideia, que foi muito bem recebida pelas pessoas, também elas já cansadas de um Carnaval violento e sem graça.
Foi decidido nomear uma Comissão Promotora para se encarregar de todos os preparativos da festa.
O programa do Carnaval foi dividido por 3 dias, do qual fazia parte uma Matinée no Teatro Louletano, uma Batalha de Flores e um Bodo aos Pobres. A Batalha das Flores, consiste em as pessoas atirarem flores de papel umas às outras, foi uma maneira divertida e civilizada de brincar ao Carnaval.
Nesse ano, o tema do Carnaval foi a Paz, Amor e Carinho, sempre festejado num ambiente de muito respeito e civismo.
Conforme acontece ainda na actualidade, com o passar dos anos o Carnaval tem tido um tema sempre diferente, que tem a ver com a sociedade, questões políticas ou acontecimentos importantes do ano. Mas, sempre baseados e, críticas cheias de bom humor, com muito divertimento e muitas gargalhadas.
E foi assim a origem do Carnaval até aos dias de hoje.
 Vamos ver se haverá mais história daqui a uns anos…
Pesquisa efectuada por Ana Guerreiro
 5.ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário