- Porque escolheram o nome “Uma aventura”?
– Começámos por escrever para os nossos alunos, fizemos inquéritos para saber do que mais gostavam e o que queriam nas nossas histórias e chegámos à conclusão de que as histórias de aventuras eram as que mais interessavam.
- As personagens de “Uma aventura” são reais?
– Sim, foram nossos alunos, até as personagens secundárias são, por vezes, pessoas nossas conhecidas; as personagens “bandidos, intriguistas, maus” é que são inventadas. Também o cão do João, o Faial, é real, entrou-nos uma vez pela escola e andou por lá.
- Como conseguem distinguir as gémeas?
– Isso é segredo, um segredo bem guardado desde o início!
- Qual é a vossa personagem preferida?
– Todas, menos os bandidos!
- Já se conhecem há muito tempo? Quando começaram a escrever?
– Sim, conhecemo-nos com cerca de trinta anos, começámos a escrever quando demos aulas na mesma escola, eramos professoras, e queríamos desenvolver os hábitos de leitura das crianças e dos jovens; vocês devem ler muito e de qualquer género, pois quanto mais lerem mais inteligentes ficam; escrevemos o primeiro livro em 1982 que foi “Uma aventura na cidade”.
- Quais são os livros que mais gostaram de escrever?
– Gostámos de escrever todos.
- Como se inspiram para escrever?
– Vamos aos sítios, aos locais, para olhar com “olhos de aventura”, por exemplo, “Uma aventura fantástica” escrevemos depois de irmos a Tomar, para escrever “Uma aventura voadora” estivemos em Savaterra de Magos e para escrever “Uma aventura no fundo do mar” estivemos aí perto de vocês, no mar e no Zoomarine, onde visitámos esse espaço maravilhoso, participámos nas várias atividades, incluíndo nadar com os golfinhos; também fomos num barco deitar uma tartaruga recuperada ao mar. Adorámos escrever esta aventura, que fala dos plásticos e da poluição dos mares.
- Quantos livros já escreveram?
– Já escrevemos ao todo 122 livros, de vários géneros; em 2020 escrevemos dois livros.
- Quanto tempo demoram a escrever um livro de “Uma aventura”?
– Demoramos cerca de dois meses e meio.
- Estão a escrever algum livro? Como se chama?
Gostei muito do texto e de ter a experiencia de falar bom as escritoras
ResponderEliminar