segunda-feira, 29 de março de 2021

Textos partilhados pelos alunos

A Turma do 3º D da professora Ana Paula Sousa teve um encontro com duas escritoras muito conhecidas... No dia 11 de março, pelas 14h, tivemos um encontro virtual com duas das mais ilustres escritoras portuguesas de livros infanto-juvenis – Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, mais conhecidas pelas suas obras “Uma aventura”. Foi muito engraçado, pois parecia que estavam em nossa casa, falando com cada um de nós. Previamente, ainda antes do confinamento, muitos de nós requisitámos livros da sua autoria na biblioteca da nossa escola, Biblioteca Arco- Íris e tivemos oportunidade de os ler, folhear e observar as suas ilustrações. Durante o confinamento e como preparação, com a ajuda da professora e dos nossos pais, lemos as suas biografias, assistimos a uma curta entrevista num vídeo, e relembrámos as personagens da coleção “Uma aventura”, bem como escrevemos e desenhámos sobre algumas partes das histórias. As escritoras foram muito simpáticas e responderam a muitas dúvidas e curiosidades que tínhamos e até nos revelaram o nome do seu próximo livro de “Uma aventura”! Querem descobrir? Aqui ficam algumas das perguntas que lhes fizemos:
  - Porque escolheram o nome “Uma aventura”? 
– Começámos por escrever para os nossos alunos, fizemos inquéritos para saber do que mais gostavam e o que queriam nas nossas histórias e chegámos à conclusão de que as histórias de aventuras eram as que mais interessavam. 
  - As personagens de “Uma aventura” são reais? 
 – Sim, foram nossos alunos, até as personagens secundárias são, por vezes, pessoas nossas conhecidas; as personagens “bandidos, intriguistas, maus” é que são inventadas. Também o cão do João, o Faial, é real, entrou-nos uma vez pela escola e andou por lá. 
  - Como conseguem distinguir as gémeas?
– Isso é segredo, um segredo bem guardado desde o início! 
  - Qual é a vossa personagem preferida?
– Todas, menos os bandidos! 
  - Já se conhecem há muito tempo? Quando começaram a escrever?
– Sim, conhecemo-nos com cerca de trinta anos, começámos a escrever quando demos aulas na mesma escola, eramos professoras, e queríamos desenvolver os hábitos de leitura das crianças e dos jovens; vocês devem ler muito e de qualquer género, pois quanto mais lerem mais inteligentes ficam; escrevemos o primeiro livro em 1982 que foi “Uma aventura na cidade”.
  - Quais são os livros que mais gostaram de escrever?
– Gostámos de escrever todos.
  - Como se inspiram para escrever?
– Vamos aos sítios, aos locais, para olhar com “olhos de aventura”, por exemplo, “Uma aventura fantástica” escrevemos depois de irmos a Tomar, para escrever “Uma aventura voadora” estivemos em Savaterra de Magos e para escrever “Uma aventura no fundo do mar” estivemos aí perto de vocês, no mar e no Zoomarine, onde visitámos esse espaço maravilhoso, participámos nas várias atividades, incluíndo nadar com os golfinhos; também fomos num barco deitar uma tartaruga recuperada ao mar. Adorámos escrever esta aventura, que fala dos plásticos e da poluição dos mares. 
  - Quantos livros já escreveram? 
– Já escrevemos ao todo 122 livros, de vários géneros; em 2020 escrevemos dois livros.
  - Quanto tempo demoram a escrever um livro de “Uma aventura”? 
– Demoramos cerca de dois meses e meio. 
  - Estão a escrever algum livro? Como se chama? 
– Olhem, o nosso próximo livro de “Uma aventura” irá chamar-se “Uma aventura perigosa”, é sobre uma fábrica que produz produtos químicos, tem a ver com a poluição e com o ambiente. E foi assim que ficámos a conhecer “de perto” estas duas escritoras, algumas das suas obras e outras curiosidades.

1 comentário:

  1. Gostei muito do texto e de ter a experiencia de falar bom as escritoras

    ResponderEliminar